Ter um e-commerce é o sonho de muitos empreendedores. Isto porque, além de ser mais barato do que uma loja física, não tem limitador de praça. Você pode atender os seus clientes em todo o Brasil, através de um único endereço (endereço virtual). Outra vantagem do e-commerce se comparado a loja física é a mensuração, no e-commerce existem uma infinidade de dados para serem analisados e que ajudarão a desenvolver o seu negócio. Neste artigo vamos falar sobre como abrir seu e-commerce em 9 passos.
Como já digo, abrir seu e-commerce tem suas vantagens, entretanto não entenda isso como algo simples. Precisa ter um bom planejamento, um plano de negócio estruturado com a viabilidade financeira, apoio profissional e seguir alguns passos essenciais no processo de estruturação da sua estratégia, como estes 9 passos:
1 – Definir o nicho de mercado para abrir seu e-commerce.
Definir o nicho de mercado e quem será seu público alvo é o primeiro passo. Neste momento que você identifica uma oportunidade ou necessidade no mercado que você poderá suprir. Ajuda se for um nicho o qual você já tem domínio.
2 – Pesquisar sobre seus concorrentes antes de abrir seu e-commerce.
Analisar seus concorrentes é um passo super importante do processo de abertura de seu e-commerce. Aqui você pode identificar oportunidades de entregar mais valor para seus clientes ou entender que este nicho não é o melhor para o seu e-commerce.
3 – Entender legislação e abertura da empresa.
Pesquise sobre as leis e regulamentações da internet. Fique atento as particularidades do nicho em que você se enquadra.
Organize os documentos e siga com o processo de abertura da empresa junto a um profissional ou escritório de contabilidade.
4 – Registrar domínio/endereço virtual.
A escolha do seu domínio deve ser estratégica. Algo simples e que remeta ao nicho que você se enquadra. Você pode pesquisar a disponibilidade e registrar seu domínio através do site “Registro.br”.
5 – Escolha sua plataforma de e-commerce.
Existem diversas plataformas de e-commerce no mercado que atendem diferentes tamanhos de empresa. Pesquise e escolha a que lhe atender e oferecer o melhor custo benefício. Os preços podem variar de R$199 a alguns milhões de reais por mês.
6 – Obter certificados de segurança.
Tenha certificados de segurança em seu site. Eles servem para autenticar a identidade do seu site e detém conexão criptografada, dando mais segurança para os seus dados. Os certificados de segurança também darão mais confiabilidade para os usuários.
7 – Investir em Marketing Digital.
Os canais de marketing serão os responsáveis por gerar as visitas para o seu e-commerce e, consequentemente, vendas. Busque apoio profissional para entender a melhor estratégia de acordo com seu nicho, momento e tamanho do seu negóco.
8 – Planejar logística eficaz.
A logísitica é essencial para o sucesso do seu e-commerce. No mercado temos os Correios, transportadoras, serviços de motoboys e a retirada no local. Trabalhe com as que atenderão suas necessidades e a de seus clientes. Tendo loja física, considere a retirada em loja.
9 – Criar estratégia de Pricing/Comercial.
Organize seu modelo de precificação e crie processos de revisão e acompanhamento para atender as necessidades do seu negócio. Definir preços é algo complexo e que precisa de bastante planejamento, pois depende de uma série de variáveis.