Um e-commerce Ominicanal se trata de uma estratégia a qual o lojista mescla tanto canais online quanto offline para oferecer a melhor experiência para seus clientes. Com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade do comércio eletrônico, é cada vez mais importante para as empresas estarem presentes em diversas plataformas de venda online e offline. É aí que entra o conceito de e-commerce omnicanal, que permite aos consumidores interagir com uma marca de forma consistente e integrada, independentemente do canal utilizado.
Segundo a pesquisa de opinião realizada pela All In e Opnion Box, 60% dos brasileiros efetuam compras tanto online quanto offline. Ainda, 49% destes consumidores entendem que as experiências foram positivas. Isto demonstra o quanto essa estratégia pode de fato encantar o cliente e trazer boas experiências. Todavia, no Brasil, ainda existe muito espaço para desenvolver e aprimorar a forma como os lojistas trabalham a omnicanalidade.
Mas por fim, quais são os ganhos que uma operação Omnicanal pode trazer para um e-commerce?
Experiência do usuário unificada.
Com um e-commerce omnicanal, a jornada de compra do consumidor é consistente e integrada, independentemente do canal utilizado. Isso garante uma experiência de compra mais fluida e satisfatória, aumentando a fidelidade do cliente e a taxa de retenção.
Maior alcance de público.
Ao estar presente em diferentes canais, o e-commerce omnicanal permite que as empresas atinjam um público mais amplo e diverso, incluindo consumidores que preferem comprar pessoalmente em lojas físicas, assim como aqueles que preferem comprar online.
Maior flexibilidade.
Com um e-commerce omnicanal, os consumidores têm a liberdade de escolher o canal que melhor se adapta às suas necessidades. Por exemplo, eles podem pesquisar um produto online antes de comprá-lo em uma loja física.
Melhoria da eficiência.
Ao integrar diferentes canais de venda, é possível coletar e compartilhar informações valiosas sobre os consumidores, o que pode ser usado para aprimorar a eficiência dos processos de negócios e melhorar a tomada de decisão.
Aumento das vendas.
Ao oferecer uma experiência de compra unificada e conveniente, o e-commerce omnicanal aumenta as chances de conversão e, consequentemente, aumenta as vendas.
Uma das dificuldades que os lojistas ainda encontram para de fato terem uma operação omnincal é o mapeamento dos dados on x offline. Hoje existem formas de integrar os dados offline aos dados online, entretanto a confiabilidade destes dados e a forma de atribuir o impacto de cada canal (online e offline) naquela conversão / venda ainda é um dos pontos de aprimoramento nas empresas que já detém de alguma forma uma operação omnicanal.
Sem dúvidas existem desafios e necessitamos de maturidade no negócio para ter uma operação omnicanal “redonda”, como colocar de fato o cliente no centro da operação, integrar e padronizar a gestão dos canais, nivelar os esforços comerciais e de marketing, alinhar os estoques, logística e desenvolver a tecnologia necessária para tudo isso. Entretanto, é um caminho sem volta e que trará benefícios no longo prazo para ambos, lojistas e consumidores.