O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o e-commerce. É um momento em que os consumidores estão buscando presentes para homenagear suas mães e demonstrar seu amor e carinho. A cada ano, o e-comercio eletrônico se torna uma opção mais popular para as compras do Dia das Mães, oferecendo aos consumidores uma grande variedade de produtos e facilidades como a comodidade de comprar sem sair de casa.
O impacto do Dia das Mães no e-commerce.
A importância do Dia das Mães no comércio eletrônico pode ser medida por meio dos números. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online na semana que antecede o Dia das Mães cresceram 12,1% em 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. E esse crescimento vem sendo constante nos últimos anos, demonstrando a importância da data para o e-commerce.
Uma das principais vantagens do comércio eletrônico para o Dia das Mães é a praticidade. Os consumidores não precisam enfrentar filas e multidões nas lojas físicas, podendo comprar tudo o que precisam com apenas alguns cliques no computador ou smartphone. Além disso, muitos e-commerces oferecem opções de entrega rápida ou até mesmo entrega no mesmo dia, o que torna a experiência de compra ainda mais conveniente.
Outra vantagem do comércio eletrônico para o Dia das Mães é a grande variedade de produtos disponíveis. Os consumidores podem encontrar desde presentes tradicionais, como flores e chocolates, até presentes mais inusitados, como cursos online ou experiências de viagem. Além disso, os e-commerces permitem que os consumidores pesquisem e comparem preços de diferentes lojas, o que pode resultar em economia e melhores opções de compra.
Além disso, o comércio eletrônico pode ajudar os consumidores a escolherem presentes mais personalizados e exclusivos para suas mães. Muitas lojas online oferecem opções de personalização de produtos, como gravar o nome da mãe em um pingente ou criar uma capa personalizada para um livro. Isso permite que os consumidores demonstrem um cuidado especial na escolha dos presentes e tornem a experiência de compra ainda mais única.
Categorias mais vendidas do Dia das Mães no e-commerce.
Mas pensando em categorias, quais são as categorias que mais vendem neste período? Em 2022 as dez categorias mais vendidas no e-commerce no Dia das Mães foram:
-
Eletrônicos.
Assim como nas lojas físicas, os eletrônicos lideraram as vendas no e-commerce durante o Dia das Mães em 2022. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas de eletrônicos cresceram 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os smartphones foram o produto mais procurado pelos consumidores, seguidos por notebooks e smartwatches.
-
Moda e Acessórios.
As roupas e acessórios também são muito populares no e-commerce no Dia das Mães. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas de moda e acessórios cresceram 31% em relação ao ano anterior. Os itens mais procurados foram sapatos, bolsas e bijuterias.
-
Beleza e Perfumaria.
Produtos de beleza e perfumaria também foram muito procurados pelos consumidores no e-commerce no Dia das Mães em 2022. De acordo com a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 28% em relação ao ano anterior. Os itens mais vendidos foram perfumes, maquiagens e produtos para cabelo.
-
Casa e Decoração.
Itens para a casa e decoração também estão entre as categorias mais vendidas no Dia das Mães no e-commerce. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 22% em relação ao ano anterior. Os produtos mais procurados foram utensílios de cozinha, quadros e itens de decoração para o lar.
-
Livros e Papelaria.
Os livros e itens de papelaria também são populares entre os consumidores no e-commerce no Dia das Mães. De acordo com a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 20% em relação ao ano anterior. Os livros mais vendidos foram romances e biografias, e os itens de papelaria mais procurados foram agendas e cadernos personalizados.
-
Alimentos e Bebidas.
Produtos alimentícios e bebidas também são muito procurados pelos consumidores no Dia das Mães no e-commerce. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 16% em relação ao ano anterior. Os produtos mais vendidos foram chocolates, vinhos e cestas de café da manhã.
-
Joias e Relógios.
As joias e relógios também são itens muito procurados pelos consumidores no e-commerce no Dia das Mães. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 14% em relação ao ano anterior. As joias mais vendidas foram brincos e anéis, e os relógios mais procurados foram os modelos femininos.
-
Esportes e Lazer.
Produtos de esportes e lazer também tiveram um bom desempenho nas vendas no e-commerce no Dia das Mães em 2022. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 12% em relação ao ano anterior. Os itens mais procurados foram bicicletas, tênis para corrida e roupas esportivas.
-
Viagens.
As viagens também são uma opção de presente para o Dia das Mães, e muitas pessoas optam por comprar pacotes turísticos e passagens aéreas pelo comércio eletrônico. De acordo com a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 10% em relação ao ano anterior.
-
Flores e Presentes.
Por último, mas não menos importante, as flores e presentes também tiveram um bom desempenho nas vendas no e-commerce no Dia das Mães em 2022. Segundo a pesquisa da ABComm, as vendas nessa categoria cresceram 8% em relação ao ano anterior. Os itens mais vendidos foram buquês de flores, cestas de presentes e lembrancinhas personalizadas.
Em resumo, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. É um momento em que os consumidores estão buscando presentes para homenagear suas mães e demonstrar seu amor e carinho. A cada ano, o e-commerce se torna uma opção mais popular para as compras do Dia das Mães, oferecendo aos consumidores uma grande variedade de produtos e facilidades como a comodidade de comprar sem sair de casa.