Recuperar carrinho abandonado é um desafio diário. Isso significa que o usuário foi atraído pela comunicação, oferta, entretanto por algum motivo optou por não seguir com a compra.
Em pesquisa realizada pela Sales Cicle, a taxa de abandono média do carrinho gira em torno de 75,6%. Os e-commerces de turismo detém a maior taxa de abandono, com 81,1%. Já o setor com menor taxa de abandono é o de moda, com 69,1%.
Dentre as principais causas de abandono de carrinho temos: 34% visitas especulativas (só olhando), 23% encontram alguma dificuldade nas condições de frete, 18% buscam melhores condições comerciais, 15% optam por visitar a loja física antes, 6% desistem por falta de opções de pagamento e 4% costumam encontrar algum tipo de problema técnico.
Estes são pontos que todo gestor de e-commerce precisa acompanhar bem de perto para evitar perdas desnecessárias e, também, conseguir desenhar a melhor estratégia de recuperação destes usuários que abandonaram o carrinho. Seguem 5 estratégias para recuperar o carrinho abandonado:
1- Campanhas de Retargeting.
Retargeting é uma estratégia para reengajar e converter os usuários que navegaram o seu site e eventualmente optaram por sair sem finalizar uma compra. Crie campanhas de retargeting de acordo com o cmportamento do seu usuário.
2- E-mail Marketing Automatizado.
Para os já clientes, cria campanhas de reengajamento automatizadas para incentivar a finalização da compra. Dependendo do cluster em que o cliente se enquadrar, pode ser interessante oferecer uma condição comercial diferenciada.
3- Notificações através do aplicativo.
Tendo um aplicativo, é possível unir as possibilidades do retargeting e CRM, sabendo quem são os novos usuários e os que já são seus clientes. Isto possibilita trabalhar regras e estratégias comerciais personalizadas em maior escala.
4- Configuração de carrinho salvo.
O carrinho salvo possibilita que as adições ao carrinho continuem salvas, mesmo que o usuário abandone a página. Desta forma, quando retornar ao site não precisará adicionar os itens novamente.
5- Pop-up de inteção de saída.
Através de um pop-up ou overlay, existem ferramentas que identificam a intenção de saída da página e apresenta uma mensagem na tela do usuário com uma comunicação de incentivo a finalização do pedido.
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